Como Responder Avaliações Negativas no Google Meu Negócio

Uma das coisas que ajudam a vender é uma empresa que sabe se posicionar com o cliente.

E uma coisa você precisa saber. 

Reclamar não é um mal isolado de clientes, é um mal do ser humano.

É só você parar pra pensar, como que pra mim e provavelmente para você também é muito mais fácil parar para reclamar de uma comida sem sal, do que elogiar uma comida gostosa. 

Ou reclamar do calor ao invés de agradecer pelo tempo fresco, né?

Então meu amigo, minha amiga, não espere que seus clientes sejam diferentes.

É muito provável que quando os clientes estiverem chateados ou insatisfeitos com alguma coisa, eles separarem um tempinho para reclamar de você publicamente e você deve estar preparado para responder a estas reclamações. 

Então veja agora, lendo este texto ou assistendo o vídeo de como deve ser a sua postura, as suas respostas como empreendedor, representante de uma empresa, que sabe ouvir críticas e deseja sempre melhorar.

Isto independente se sua empresa é apenas você, a crítica nunca deve ser levada para o lado pessoal.

Então, sempre que responder pense nestas 5 dicas:

1- Reconheça o problema, somos seres humanos e todas as empresas estão sujeitas às falhas.

2 – SEMPRE diga “obrigado”!

Eu sei que dói ouvir uma critica, mas agradeça até mesmo pelas críticas, e fale ao cliente o tanto que foi importante pra você receber esta informação para que você continue evoluindo, isso mostra sua humildade.
3- Peça desculpas para seu cliente mesmo que seu cliente não esteja certo;

4 – Leve a conversa para off-line e forneça seu nome, cargo e informações de contato.

Ou seja, não fique discutindo com o cliente, pela internet, diga a ele que esta disposto a resolver o problema e sempre oferecendo o seu telefone comercial para que o problema seja resolvido.

5- Não peça para remover o comentário. 

Nunca responda uma reclamação pedindo para remover o comentario por não concordar com a opinião dele, pois isso poderia tornar a situação ainda pior, ou seja o cliente tem o direito de gostar do nosso trabalho, temos que respeitar. 

Jornada Google Meu Negocio

6- Eu falei 5, mas vai um de bônus. 

Se o comentário for ofencivo, de concorrente, de ex funcionário ou de pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de contato com sua empresa, assista o vídeo como excluir comentários negativos do Google meu negócio que esta no meu canal no YOUTUBE, mas somente nestes caso, clique aqui para assistir.

Eu sei que as vezes é difícil colocar em prática estas dicas, principalmente quando o cliente é aproveitador e oportunista.

E a gente sabe que existe…

Mas a nossa resposta tem muito mais haver com a gente do que com o cliente.

Por que quem lê a crítica muitas vezes percebe que existe está maldade do cliente. 

Porém, quando lê a nossa resposta percebe que do outro lado existe a nossa postura, que é profissional e educada.

E assim pode pensar: “Nossa, o cara esta reclamando sem razão e mesmo assim a empresa esta sendo educada, vou contratar este cara!”

No entanto, se a resposta fosse grosseira a altura, talvez a pessoa que estiver lendo possa pensar: “Nossa, então se eu tiver algum problema eles vão me tratar assim também? Vou procurar outro!”

Então não vale a pena ficar se indispondo com o cliente. 

Tenha a postura da empresa ideal que você gostaria de ser atendido. 

Espero que você tenha gostado e se você quiser aprender mais sobre a ferramenta do Google Meu Negócio não deixe de conhecer o treinamento que te ensina a fazer anúncios e começar a vender em até 21 dias, clique aqui e saiba mais

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